quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


Corrida

Tem tubaronenses na São Silvestre

Mesmo em número reduzido, atletas da Cidade Azul irão marcar presença na prova que será realizada na próxima segunda-feira, em São Paulo.

28 de Dezembro de 2012 às 00:32min














Thiago Oliveira
Tubarão
A São Silvestre, a mais tradicional corrida de rua do país, que ocorrerá em São Paulo, na próxima segunda-feira, terá, mais uma vez, a presença de representantes de Tubarão. Cinco atletas da Cidade Azul estarão na prova, que deve contar com a presença de aproximadamente 25 mil competidores.
Acostumado a ter vários nomes na São Silvestre, o Clube dos Corredores de Rua de Tubarão (Cortuba), terá apenas três atletas neste ano. Amarildo Nascimento, Atílio Galegario e Remi Custódio serão os representantes da entidade na prova.
Segundo o presidente do Cortuba, Luis Antonio Bittencourt, o baixo número de atletas se deve a falta de incentivo. Ao contrário dos anos anteriores, a prefeitura não disponibilizou ônibus para os atletas desta vez. “Todos irão para São Paulo por conta própria. Espero que no próximo ano possamos ter um ônibus cheio”, lamenta Luis Antonio.
Além dos atletas do Cortuba, outros dois corredores representarão a Cidade Azul. O médico Alexandre Nunes Medeiros, e o cunhado, o personal trainer Gustavo Echeli Jung, partem amanhã para a capital paulista com o objetivo definido: completar a prova entre os primeiros cinco mil competidores.
“Completar é a ideia de quem sai da sua cidade para competir. É uma prova muito cansativa. Cheia de subidas e descidas. Tanto que a maioria não completa. Não vamos para lá com o objetivo de ficar entre os primeiros, mas sim de competir e representar a nossa cidade”, valoriza Alexandre, que já disputou a São Silvestre junto com Gustavo no ano passado.
São Silvelho é amanhã
A 17ª edição da Corrida de São Silvelho ocorre amanhã. A prova tradicional em Laguna terá largada às 19 horas, na praça Souza França, no bairro Magalhães. Os atletas serão divididos nas categorias oficial (a partir de 50 anos - nascidos até 1961) e dente de leite (45 a 49 anos - nascidos de 1962 a 1966, no masculino e no feminino). 
Ao todo, serão cinco quilômetros de percurso. As inscrições podem ser realizadas até hoje pelo site www.institutotaticaeacao.com.br. No dia da disputa, os participantes deverão levar dois quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados ao Asilo Santa Isabel.
Neste ano, a corrida será realizada no sábado, já que vários atletas devem participar da São Silvestre, na próxima segunda-feira, em São Paulo. “Conseguimos incentivar o esporte e, ao mesmo tempo, ajudar as pessoas com uma ação solidária”, enaltece Angelo Luiz Matos, o Lito, um dos organizadores.
A São Silvelho surgiu em 1995, com a ideia dos senhores Vedelino, Dorival e Joneci. Os três pensaram em um desafio de corrida entorno da praça do Magalhães. Pouco depois, o trajeto aumentou, indo até o monumento dos trabalhadores.
http://www.engeplus.com.br/0,,55175,Tubaratera-cincrepresentantes-na-Crida-de-SaSilvestre--.html
http://www.notisul.com.br/n/esportes/tem_tubaronenses_na_sao_silvestre-39330

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


Atletas de Tubarão são homenageados com o Troféu Salim Mussi Miguel

19/12/2012
Adriana Oliveira/PMT
Atletas de Tubarão são homenageados com o Troféu Salim Mussi Miguel
Michel Mussi Miguel falou em nome da familia de Salim Mussi Miguel
A manhã desta quarta-feira (19), foi marcada pela homenagem a atletas e dirigentes esportivos de Tubarão, que se destacaram ao longo do ano, em diversas modalidades esportivas. Cinco atletas amadores, um profissional, quatro técnicos e um assistente da CBF receberam o Troféu Salim Mussi Miguel. 

Os homenageados foram eleitos no início do mês e receberam a indicação graças à dedicação e ao bom desempenho obtido ao longo de 2012, em suas respectivas modalidades. “É uma honraria merecida, pois estes atletas elevam o nome de nossa cidade. Em nossa gestão que se encerra agora, demos alguns passos importantes na área esportiva e esperamos que estas iniciativas contribuam para que nossa cidade torne-se uma potência na área esportiva. Atletas competentes e talentosos  não faltam em nosso município, por isso o poder público deve apoiar ainda mais, pois certamente novas conquistas surgirão”, ressaltou o prefeito de Tubarão, Felippe Collaço.

Além do prefeito de Tubarão, a solenidade de entrega dos troféus contou ainda com a presença do empresário Michel Mussi Miguel, filho de comerciante Salim Mussi Miguel, que empresta nome ao troféu e do gerente de Cultura e Esportes, Ernani Buerguer, que foram encarregados de entregar as homenagens.

O técnico de futsal, Athiê Melo, falou em nome dos demais homenageados e agradeceu o incentivo que uma premiação como esta oferece aos atletas. “Este reconhecimento é muito importante para nós que temos o esporte como algo fundamental em nossas vidas. Só temos que agradecer ao apoio, pois temos a certeza que este troféu servirá como incentivo para novas conquistas”, afirmou.

O troféu Salim Mussi Miguel existe desde 1989, e desde então, uma comissão definida por lei elege um desportista por modalidade esportiva para receber a honraria.  No final do ano, a prefeitura de Tubarão realiza a solenidade para homenagear os atletas que elevam o nome da cidade com sua atuação no esporte.

Premiados 2012 - Na categoria amador, receberam os troféus o atleta de karatê, João Vitor da Costa da Silva, a nadadora Fernanda Delgado, o corredor Amarildo do Nascimento, o piloto Guilherme Cascaes e o atleta de tiro ao prato, Maicon dos Reis. Já na categoria profissional, o tubaronense naturalizado bieolorrusso, Renan Bardini Bressan foi o escolhido. Receberam ainda a homenagem, os técnicos André Lemos (natação), Athiê Melo (futsal profissional), Eduardo Rigotti (dirigente de futebol de base) e Fabrício de Souza (karatê), além do assistente da CBF, José Roberto Larroyd.







segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


Esporte Amador

Troféu Salim Mussi Miguel será entregue na próxima quarta-feira (19)

17/12/2012
Quatro atletas amadores, um profissional, quatro técnicos e um árbitro recebem na próxima quarta-feira (19), o Troféu Salim Mussi Miguel. A solenidade de entrega acontece a partir das 10 horas, na Sala de Atos, no Paço Municipal.
Os homenageados foram eleitos no início do mês e receberão o troféu graças à dedicação e ao bom desempenho obtido ao longo de 2012, em suas respectivas modalidades.
Na categoria amador, receberão os troféus o atleta de karatê João Vitor da Costa da Silva, a nadadora Fernanda Delgado, o corredor Amarildo do Nascimento e o piloto Guilherme Cascaes.
Já na categoria profissional, o tubaronense naturalizado bieolorrusso, Renan Bardini Bressan foi o escolhido.
Recebem ainda a homenagem, os técnicos André Lemos (natação, Athiê Melo (futsal profissional), Eduardo Rigotti (futebol de base) e Fabrício de Souza (karatê), além do árbitro assistente José Roberto Larroyd.
O troféu Salim Mussi Miguel existe desde 1989, e é concedido, anualmente, pela prefeitura de Tubarão aos atletas que elevam o nome da cidade com sua atuação no esporte.

sábado, 15 de dezembro de 2012


Resultado Oficial da CORRIDA DE NATAL MORRO DO BECKER
Associação Atlética Marathon - Zé Tubarão 2012




































sábado, 8 de dezembro de 2012


Troféu Salim Mussi Miguel

Atletas homenageados são escolhidos

Quatro amadores, um profissional, quatro técnicos e um árbitro foram eleitos.
07 de Dezembro de 2012 às 01:44min













Tubarão
     Foram definidos os esportistas que serão homenageados com o prêmio Salim Mussi Miguel. Quatro atletas amadores, um profissional, quatro técnicos e um árbitro foram eleitos como os destaques deste ano em suas respectivas modalidades.
Na categoria amador, a nadadora Fernanda Delgado, o karateca João Victor, o corredor Amarildo do Nascimento e o piloto Guilherme Cascaes serão os homenageados.

     O tubaronense naturalizado bielorrusso, Renan Bressan, foi o único escolhido entre os profissionais. Os técnicos ganharam destaque neste ano. Foram escolhidos André Lemos (natação), Athiê Melo (futsal profissional), Eduardo Rigotti (futsal de base) e Fabricio de Souza (karatê).

          O árbitro assistente José Roberto Larroyd, que trabalhou em vários jogos do Campeonato Brasileiro, também será agraciado com a honraria. Neste ano, foi escolhido apenas um atleta por modalidade. A entrega do prêmio será realizada no próximo dia 21.
          O troféu existe desde 1989, e é concedido anualmente, pela prefeitura de Tubarão, aos atletas que elevam o nome da cidade com sua atuação no esporte.


Atrás do corpo saudável
ATIVIDADES FÍSICAS  E ALIMENTAÇÃO CORRETA SÃO ALIADOS NA BUSCA PELA SAÚDE DO CORPO
fablo antes 2
fablo atual
Estar com a saúde em dia é um dos objetivos da maioria das pessoas. Exercícios físicos e alimentação correta  são o caminho para quem deseja chegar a um nível satisfatório.
Um dos exemplos dessa busca, cada vez mais frequente nos dias de hoje, é Fablo Oriques. Aluno de Dâner Marion, na Academia do Clube 29 de Junho, Fablo iniciou suas aitividades em julho de 2010.
- Fizemos uma avaliação física onde foram verificados alguns anseios e necessidades do avaliado. Ele estava com níveis elevados de colesterol LDL, triglicerídeos, glicose e porcentagem de gordura, hoje está com todos níveis considerados dentro da normalidade - comenta Dâner.
Quando decidiu mudar seus hábitos, Fablo pesava 102 quilos, já em fevereiro deste ano ele atingiu 76,9 quilos, obtendo uma perda de mais de 25 quilos. E o que é mais importante, de acordo com Dâner, é que ele vem mantendo o peso, que é outra grande dificuldade. O professor afirma que como Fablo manteve a massa muscular durante a perda de peso, a estabilização se tornou mais fácil.
- Com relação a alimentação verificamos que seria melhor uma reeducação alimentar e não uma dieta restritiva, onde sempre foi colocada a importância de não usar remédios inibidores de apetite, hormônios ou termogênicos, seja pelas contra indicações ou falta de estudos científicos provando seus benefícios - revela.
Inicialmente foi realizado um trabalho de adaptação ao treinamento de força, mas com três semanas de treino, Fablo rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho em uma partida de futebol, então, Dâner e o aluno precisaram ter paciência.
- Um mês após a cirurgia e algumas sessões de fisioterapia começamos o trabalho de fortalecimento específico. O treinamento foi composto basicamente por treino de força, flexibilidade, propriocepção, treinamento funcional e exercícios aeróbios. No início bicicleta ergométrica, logo passando para corrida, aonde ele vem conseguindo bons resultados e destaque entre os corredores de Tubarão e região - conta o professor, que  conclui - Fablo é um aluno muito dedicado e cumpre a maioria das metas pré-determinadas. Me sinto muito feliz em trabalhar com ele.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Maratona: tubaronense está entre os melhores do país
RAFAEL ANDRADE
esportes@diariodosul.com.br
     O maratonista tubaronense Amarildo Nascimento, de 50 anos, que venceu recentemente a meia maratona de Blumenau - uma das mais disputadas do país -, está no ranking dos melhores corredores de rua do Brasil na sua categoria: 50-54 anos.
     Ele compõe a equipe do Clube de Corredores de Rua de Tubarão (Cortuba), que profissionalizou o esporte na Cidade Azul desde o dia 27 de julho de 1983, com o seu idealizador Clemente de Souza.
     Após conquistar o troféu de campeão em Blumenau, Amarildo deverá participar da já tradicional Corrida de São Silvelho, neste mês (leia mais na página 16), e tentar a inscrição na corrida mais famosa da América Latina: a São Silvestre, em São Paulo, que será disputada no dia 31 de dezembro.
     Amarildo completou o percurso de 21,1 quilômetros em Blumenau em 1 hora e 24 minutos. Foram mais de 1,5 mil participantes divididos em 24 categorias.
“Minha atuação foi dentro do que eu esperava. Essa é uma das maratonas mais acirradas que já corri, mas treinei muito para garantir uma boa colocação. Foi muito bom competir ao lado de atletas de altíssimo nível, de todo o país”, lembra o atleta.
     Esta foi a terceira meia maratona conquistada por Amarildo neste ano. Ele começou a praticar o esporte há dois anos incentivado pela mulher, Djanir Nascimento.
“Minha esposa me motivou a correr e gostei. Tornei isso um hábito e faz muito bem à saúde. Fiz vários amigos e agora sou um adepto de qualquer prova que envolva a corrida de rua”, emenda Amarildo.
     O personal trainer Dâner Marion orienta Amarildo quatro vezes por semana. O atleta conta que faz, em média, 250 quilômetros de corrida por mês. Amarildo foi o campeão do Ranking Cortuba 2012 na sua categoria, título que conquistou vencendo todas as corridas de que participou no ano.
     Em 2013, ele planeja a conquista de mais troféus e quer levar o nome de Tubarão para fora e compartilhar a força do Cortuba, hoje presidido por Luís Antônio dos Anjos Bittencourt.

http://www.diariodosul.com.br/?pag=noticias&cod=10301
Ex-aluno da Apae conclui faculdade
Depois de seis anos de muito estudo, Manoel Alair Rodrigues da Luz concluiu a faculdade de Educação Física. Ele apresentou o trabalho de conclusão de curso na segunda-feira à noite e foi aprovado pela banca. Manoel é ex-aluno da Apae e hoje trabalha na instituição.
Ele foi o primeiro ex-aluno da Apae de Tubarão a ingressar na faculdade. Manoel tem deficiência intelectual, mas isso não foi empecilho para que ele continuasse os estudos. Além das próprias limitações, Manoel teve que enfrentar outras dificuldades. Uma delas é a distância e os problemas financeiros. Ele vive com a mãe na comunidade de Bela Vista, em Gravatal. Para vir a Tubarão, tem que acordar muito cedo. “Eu levanto às 5h, pego ônibus e depois o micro para fazer o roteiro”, conta Manoel, que vai junto com o motorista da Apae pegar os alunos em suas residências. 
Na Apae, onde hoje é funcionário, Manoel trabalha ajudando os alunos com mobilidade reduzida para participar das atividades no centro de reabilitação. Ao meio-dia, ele vai novamente fazer o roteiro, deixando alguns alunos e pegando outros. No fim da tarde, vai para a Unisul. “Eu fazia duas, três matérias por semestre valendo nota e assistia a outras mais difíceis para poder entender a matéria e depois cursar mesmo. Na faculdade, todos me receberam muito bem. Os professores e os colegas ajudavam bastante”, conta Manoel. Ele chegava em casa por volta da meia-noite e logo recomeçava a jornada. Nos fins de semana, também trabalhava como árbitro da Federação Catarinense de Atletismo e de Natação. Para pagar as mensalidades, recebeu bolsa, mas todos os semestres precisou fazer um processo para comprovar as dificuldades financeiras para ter direito ao benefício.
A pesquisa feita por Manoel, “Relação do desempenho escolar com a prática da natação”, como trabalho de conclusão de curso, mostra que a atividade esportiva pode ajudar os alunos também nas atividades escolares. “Fiz a pesquisa com alunos do Colégio Dehon que treinam natação no Clube 29. Aqueles que treinam até 12 horas por semana têm um rendimento escolar melhor. Acima disso, as notas caíam. Exercício físico é importante, mas em excesso pode ser um problema”, observa Manoel. 
A história de Manoel já serve de exemplo para outras pessoas. Outro ex-aluno da Apae está cursando a faculdade de Administração. A colocação de grau dele será dia 23 de março de 2013.

Futuro
Com a conclusão do curso, ele já tem planos: quer terminar o bacharelado em Educação Física. Para isso, já cursa, neste semestre, disciplinas referentes à outra habilitação. Para o próximo ano, Manoel também deve ter suas funções na Apae modificadas. É possível que ele passe a trabalhar como educador físico junto à entidade. “O esporte pode fazer a diferença para os alunos da Apae. Fez isso comigo. Adoro esportes e ajudou muito a me desenvolver e poder ajudar os outros”, afirma Manoel.

http://www.diariodosul.com.br/?pag=noticias&cod=10298
Inscrições da São Silvelho
     No dia 29 de dezembro, às 19h, será realizada a décima oitava edição da corrida de São Silvelho. As inscrições ainda estão abertas e podem ser efetuadas pelo site www.institutotaticaeacao.com.br.
     No dia da disputa, os participantes deverão levar dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados ao Asilo Santa Isabel. Serão cinco quilômetros de prova em um circuito de rua, com saída e chegada na Praça Souza França, no bairro Magalhães.
     Na categoria oficial podem se inscrever os atletas acima de 50 anos. Corredores com idade entre 45 e 49 anos correrão na categoria dente de leite. Os primeiros colocados ganharão troféus e uma quantia em dinheiro. Este ano a corrida será realizada no sábado, em virtude de vários atletas participarem da edição da Corrida de São Silvestre, que ocorrerá na segunda-feira, dia 31, em São Paulo.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


CORTUBA É CAMPEÃO EM ANGELINA

A equipe CORTUBA subiu ao lugar mais alto do pódio na 4ª Corrida Vale das Graças na carinhosa e acolhedora cidade de Angelina na grande Florianópolis DAIANE FURLAN foi a grande campeã na prova dos 5km. A corrida reuniu mais de 500 atletas na tarde do sábado dia 1 de dezembro.

A equipe CORTUBA também faturou o 3º lugar geral na prova dos 10km com JHONATHAN GUIMARÃES e o 5º lugar com RICARDO SOARES. Nas categorias PEDRO VIEIRA PRUDENCIO ficou com a 2ª posição na faixa etária de 60 a 64 anos, ROBERTO PAES foi o campeão  e CLAUDIO MIRANDA ficou em 4º na faixa etária de 45 a 49 anos, MARCILIO DA SILVA foi o campeão na faixa etária de 35 a 39 anos, MARCOS TITO BERNARDO ficou em 5º na faixa etária de 30 a 34 anos, também tivemos a participação dos atletas DILNEY BARDINI, ALFREDO BITTENCOURT, EDSON ELIAS e LUIS ANTONIO DOS ANJOS.

O clube organizara no próximo sábado dia 8 de dezembro a tradicional Corrida Rústica de Natal do Morro do Becker, junto com a corrida terá chegada do Papai Noel e distribuição de bala e brinquedos para as crianças carentes do Bairro. As inscrições para a corrida poderá ser feita através do site cortuba.com.br. Aquele que tiver interesse em ajudar com alguma doação, é só entrar em contato com o Luís pelo fone 9952-0255.

http://www.jornaloesporte.com.br/2012/12/corrida_8.html
http://www.notisul.com.br/n/esportes/cortuba_e_campeao_em_angelina-38945
http://www.diariodosul.com.br/?pag=noticias&cod=10294